Notícia

Livro sobre Xadalu revela importância da arte urbana e contemporânea de Porto Alegre

Livro sobre Xadalu revela importância da arte urbana e contemporânea de Porto Alegre

Xadalu – Movimento Urbano – que será lançado em edição trilíngue, no dia 11 de abril, em Porto Alegre – traz um panorama da trajetória do artista Dione Martins, criador do personagem Xadalu e um dos mais atuantesartistas urbanos do Brasil

 

No dia 11 de abril, terça-feira, às 19h, nCasa de Cultura Mario Quintanaacontece o lançamento do livro Xadalu – Movimento Urbano, que contextualiza a obra de Dione Martins, um dos mais importantes artistas contemporâneos do Rio Grande do Sul, ecuja produção é bastante reconhecida na cena urbana local. Na ocasião, o artista vai realizar uma conversa com o público sobre seu processo criativo.

Em edição trilíngue – português, inglês e guarani – o livro aborda os dois grandes temas da trajetória do artista: a arte urbana e a arte por causa, representados, principalmente, pelo famoso personagem do indiozinho Xadalu, que estampa adesivos e cartazes espalhados nas grandes metrópoles e em mais de 60 países pelo mundo.

Desde o surgimento do indiozinho, em 2004, Dione adotou Xadalu como seu nome artístico e faz partedo cenário mundial da arte urbana contemporânea, realizando exposições e integrando acervos de museus e festivais. Por meio de seus stickers (adesivos), cartazes e fotografias, Xadalu repovoa os grandes centros urbanos com sua arte que denuncia, informa e conscientiza o público para as questões da causa indígena, da arte de rua e da organização do espaço urbano.

Além de textos e imagens, a publicação traz um caderno pedagógico destinado ao público infanto-juvenil. Com a colaboração dePatrícia Ferreira (Kerexu) – moradora da Aldeia Mbya-Guarani Koenju (São Miguel das Missões/RS) e integrante do projeto “Vídeo nas Aldeias” – o caderno traz, além de páginas para colorir, o conceito de espacialidade, lugar, paisagem e sonho na perspectiva Guarani, propondo exercícios reflexivos a partir desses termos.

O livro estará disponível para download gratuito no site do artista (www.xadalu.come da Joner Produções(www.jonerproducoes.com.br).

 

Serviço

Lançamento do livro Xadalu – Movimento Urbano e conversa com o artista

140 páginas. Valor: R$ 50,00. Tiragem: 1000 exemplares

Dia 11 de abril, terça-feira, às 19h, no mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana

Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Entrada franca

Facebook: xadalumovimentourbano

Instagram: @xadalu_movimento_urbano