Notícia

Mostra In.Pressões

Mostra In.Pressões

Mostra In.Pressões inaugura o calendário

do Espaço Cultural Feevale

Abertura da exposição acontece nesta terça-feira, 11 de abril

 

A mostra In.Pressões inaugura o circuito de exposições  do Espaço Cultural Feevale que, em 2017, comemora cinco anos de existência. A abertura acontece nesta terça-feira, 11 de abril, a partir das 19h30min. Gratuito, o evento contará com apresentação da performance O corpo da cidade, do bailarino e performer Douglas Jung.

 

Disponível para visitação entre até 4 de junho, a exposição reúne mais de 80 obras de 20 artistas, que transitam pelos planos da gravura, da fotografia, do desenho, da street art e da performance. Por meio de suas produções, é possível tecer inúmeros links, uma vez que tais artistas não se fixam em apenas uma técnica ou linguagem, já que suas obras resultam de variadas composições decorrentes de suas experimentações.

 

O título da mostra partiu da junção do termo "in", que no latim significa "dentro", "em algum lugar", e do termo "pressões", que pode ser compreendido como ato ou efeito de "pressionar", "comprimir", "apertar", "provocar tensão". Expressões que possibilitam múltiplas leituras, variadas impressões, e que traçam muitas linhas de possibilidade com os distintos trabalhos que foram selecionados para a mostra. 

 

A curadoria é do professor Anderson Luiz de Souza, coordenador do Espaço Cultural Feevale. O grupo de convidados que compõem a mostra é formado por artistas com e sem formação acadêmica, muitos com produção artística reconhecida internacionalmente, sendo que alguns são professores e acadêmicos da Universidade Feevale, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). "As obras reunidas nessa exposição não dão conta de imprimir toda a trajetória percorrida por cada artista, assim como não têm interesse de representar e/ou ilustrar todos os possíveis processos de impressão. Mas se propõem a criar condições para que cada visitante possa tecer suas próprias impressões com cada trabalho", explica Souza.

 

SERVIÇO

Exposição In.Pressões

Local: Espaço Cultural Feevale - 4° andar do Teatro Feevale (Câmpus II da Universidade: ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)

Abertura: 11 de abril

Visitação: gratuita, de 12 de abril a 4 de junho

Horários: de segunda a sexta-feira das 14h às 18h

Informações e agendamento de visitas mediadas: pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9235, ou pelo e-mail espacocultural@feevale.br

Coordenação do Espaço Cultural Feevale: Anderson Luiz de Souza

Curadoria da mostra: Anderson Luiz de Souza

 

Artistas: Alexandra Eckert / Aline Daka / Anderson Souza /André Venzon / Carlos Dias / Cláudia Sperb / Dinara Dal Pai / Douglas Jung / Elaine Tedesco / Flavya Mutran /  Jotapê / Junior Asnoum / Laura Ribero / Licia  Arosteguy / Matheus Fabrin / Miriam Tolpolar /  Paula Plim / Rafael Jung / Renan Santos / Sandra Rey